- Home
- Sobre a Olá
- Diz Olá a um mundo melhor

Diz Olá a um mundo melhor
A Olá é uma das maiores e mais amadas marcas de gelados do mundo. Na viragem do século passado, os nossos fundadores percorreram as ruas de todo o mundo para espalhar magia em forma de gelado. O resultado? Corações mais felizes que se abrem uns para os outros - um verdadeiro prazer que derrete barreiras! A sua visão inspira-nos a continuar a agir como líderes na direção da mudança social. No clima atual, onde o pensamento “nós e eles” está a separar as pessoas, reconhecer o poder de conexão do gelado é agora mais importante do que nunca. É por isso que não seremos mais espectadores passivos num mundo fragmentado como o nosso.
Acreditamos que temos um grande papel a desempenhar no desenvolvimento de mudanças sociais positivas, alavancando os nossos negócios e os nossos gelados. Adoramos a diversidade do portfólio dos nossos produtos, de um Epá a um Cornetto, temos algo para todos! Sabemos de igual modo que esta “tripulação” heterogénea pode gerar felicidade entre todas as faixas etárias e que tem a capacidade de derreter barreiras entre diferentes comunidades. O nosso negócio também desempenha um papel fundamental, ao oferecer mais oportunidades de emprego àqueles que antes eram marginalizados da sociedade, proporcionando-lhes a oportunidade que merecem de construir uma vida mais positiva para si e para as suas famílias, trazendo-os de volta ao coração das suas comunidades.
Junta-te a nós nesta jornada e ajuda-nos a transformar as vidas das pessoas excluídas de todos os lugares - criando um mundo mais feliz e mais inclusivo.
Programa eu sou olá
O nosso programa de vendedores "Sou Olá" tocará a vida de mais de 100.000 pessoas em mais de 20 mercados até 2020. As três prioridades do programa realmente elevaram a fasquia, de modo a impulsionar o nosso propósito:
- Recrutar pessoas que possam ter sido tradicionalmente excluídas do mercado de trabalho (incluindo desempregados de longa duração, pessoas com deficiências mentais e refugiados).
- Empregar jovens em estágios durante os meses de verão, proporcionando experiência credível à medida que entram no mercado de trabalho.
- Investir na construção de competências pessoais e sociais como vendas e gestão de clientes, atendimento ao cliente, solução de problemas e construção de autoconfiança.
Ingredientes de origem sustentável
O nosso objetivo é melhorar os meios de subsistência de centenas de milhares de pequenos agricultores, ao mesmo tempo que asseguramos o fornecimento de colheitas de agricultura sustentável a longo prazo. Trabalhamos diretamente com cerca de 30.000 pequenos produtores e fornecedores que nos apoiam a alcançar o nosso objetivo até 2020 de produzir 100% das matérias-primas agrícolas de forma sustentável. Os nossos programas empregam uma ampla gama de técnicas e métodos para incentivar a agricultura sustentável e aumentar o rendimento entre os pequenos agricultores. Desde 2015, adotamos uma abordagem holística, focando o nosso trabalho com pequenos produtores na nutrição, financiamento, capacitando mulheres e jovens empreendedores agrícolas, bem como em práticas agrícolas sustentáveis. Colaboramos frequentemente com outras organizações, através dos nossos programas de parceria global, tais como: Oxfam, Acumen, Clinton Giustra Enterprise Partnership, Fundação Ford, Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA), GIZ, PSI, Rainforest Alliance e agências governamentais nacionais e locais.
Uma parte importante deste trabalho é capacitar as mulheres. Se as mulheres agricultoras tivessem o mesmo acesso a recursos que os homens, a produção agrícola no mundo em desenvolvimento aumentaria de 2,5 a 4,0% (FAO, 2011). As mulheres representam cerca de metade dos pequenos agricultores das nossas cadeias de abastecimento e muitos dos nossos programas estão focados nas mulheres.
Finalmente, com o objetivo de melhorar ainda mais a auto-suficiência económica e a subsistência, trabalhamos em parceria com a Save the Children, Symrise & GIZ para quebrar o ciclo de pobreza em Madagáscar. Nos próximos três anos, pretendemos alcançar 50 mil pessoas em 10 mil famílias, em 70 vilas e aldeias na região de Sava, em Madagáscar. Além de ajudar os agricultores a melhorar as suas habilidades agrícolas e comerciais, aumentaremos o seu acesso a serviços financeiros justos e forneceremos educação comunitária sobre saúde, higiene e proteção infantil.
NUTRIÇÃO
Temos o compromisso de produzir alimentos nutritivos, seguros e de alta qualidade, acessíveis a todos, respeitando o meio ambiente e com menos desperdício, beneficiando os meios de subsistência dos produtores e melhorando a nutrição e o bem-estar dos consumidores. Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos. Certificando-nos que estamos a incentivar as pessoas a adotar melhores dietas e estilos de vida mais ativos, e a oferecer mais produtos com baixo teor de açúcar e menos calorias, ajudando-os a escolher produtos melhores com informações nutricionais simples e de confiança.
A maioria dos nossos produtos responde, ou é melhor do que as melhores práticas de recomendações nutricionais nacionais. O nosso compromisso, porém, vai mais além: até 2020, vamos duplicar a proporção do nosso portefólio que responde aos mais altos padrões nutricionais, com base em diretrizes dietéticas reconhecidas globalmente. Tal ajudará centenas de milhões de pessoas a alcançar uma dieta mais saudável.
Arcas congeladoras verdes e gases de estufa
Continuamos os nossos esforços para implementar arcas congeladoras eficientes que usem refrigerantes à base de hidrocarbonetos amigos do ambiente. Trabalhamos com governos, ONGs, grupos industriais e outros fabricantes para trazer mais mudanças futuras. O impacto dos três milhões de arcas congeladoras, nas quais confiamos para chegar aos nossos consumidores, é um contribuinte significativo para a pegada ecológica total de GHG do nosso negócio de gelados. Em 2004, fomos pioneiros no uso de refrigerantes de hidrocarbonetos (HC) nas nossas arcas congeladoras. Desde então, estamos a reduzir a pegada ecológica energética e de carbono das nossas arcas congeladoras em todo o mundo, envolvendo os clientes no nosso progresso e conduzindo uma mudança na indústria. Até ao final de 2016, recebemos 2,3 milhões de congeladores contendo refrigerantes de hidrocarbonetos naturais. Estamos também a trabalhar ativamente no desenvolvimento de arcas congeladoras com consumo reduzido de energia (em média, menos 38% de energia consumida). Parte desta redução, deve-se à transição para os refrigerantes de hidrocarbonetos, mas também ao uso de melhores tecnologias de menor consumo do ramo.
Mas temos o objetivo de ir mais longe e as nossas mais recentes arcas congeladoras de baixa energia consomem menos 60% de energia.
Mas também precisamos da tua ajuda, porque ninguém consegue mudar o mundo sozinho! Faz parte do nosso movimento: vamos todos usar a felicidade que os nossos gelados criam para transformar as vidas dos excluídos de todos os sítios, e juntos vamos construir um mundo mais feliz e inclusivo, uma rua e um lugar de cada vez! Exatamente da maneira como os nossos fundadores sonharam!